Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO
10/11/2017

AMAD é homenageada com Certificado de Responsabilidade Social

A Assembleia Legislativa homenageou na noite do dia 09 novembro, em sessão especial, as 50 melhores empresas que entregaram o balanço social de 2016, as quais receberam o selo do 12º Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso. A AMAD foi uma das instituições homenageadas. 

Balanço social é o documento pelo qual as empresas e demais entidades apresentam dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social do ano anterior. Ele se refere à qualidade de suas relações com os empregados, ao cumprimento das cláusulas sociais, à participação dos empregados nos resultados econômicos e às possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como à forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.

Além das empresas, também receberam homenagens, por moção de congratulação, os contadores e demais representantes das instituições e ainda as seis melhores empresas que participaram nos últimos dez anos de diplomação. O assessor contábil da AMAD, João Paulo da Silva, foi um dos contadores que recebeu a Moção de Congratulação. Ele também recebeu o certificado da Associação.

“É uma justa homenagem para essas empresas e colaboradores que fortalecem essa certificação, promovendo a valorização social. São pessoas que investem no ser humano, melhorando a vida e o bem-estar de todos. É um orgulho para a Assembleia e também para os parlamentares fazerem essa homenagem”, explicou o deputado Dilmar Dal Bosco, autor da sessão especial.

Conforme declaração do coordenador da Comissão Mista do Certificado, Sérgio Ricardo Inoui, essa é uma forma de motivar as empresas, emitindo de uma certificação do trabalho social bem desenvolvido. “Nesses 12 anos, podemos comprovar que essa homenagem vem crescendo cada vez mais no estado, com as atividades socioambientais”, disse Sérgio Ricardo.

O Certificado de Responsabilidade Social foi criado, através da Lei 7.687 de 25/06/2002, para promover o reconhecimento público das instituições, empresas, órgãos públicos e  organizações sociais de interesse público (Oscips). Neste ano, cerca de 60% das firmas participantes necessitaram dos ajustes finais.

Na sessão também foram homenageadas com selo de certificação social, as seis melhores empresas que participaram nos últimos dez anos de diplomação: Grupo Cometa Motos Mato Grosso, Agro Amazônia Produtos Agropecuários, CRC, Senai, Sesc e Sesi.

Ainda, paralelo à certificação social, foram homenageados os seis contadores que ultrapassaram as dez últimas edições seguidas de assinaturas em balanço social, com moção de congratulação. São eles: Felipe Mendes Vilas Boas, Antonio de Pádua Castro Alves, Marcos Humberto Cunha da Silva, Sandro Alves Batista, Valentina de Fátima Dragoni e Elcida Helga Maier.

Certificado de Responsabilidade Social - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, através da Lei 7.687 de 25/06/2002, criou o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso, de autoria dos deputados José Riva, Humberto Bosaipo e Eliene Lima, que promove o reconhecimento público das instituições, empresas, órgãos públicos e organizações sociais de interesse público (Oscips).

Para o desenvolvimento desse trabalho, a ALMT criou, através do ato n° 07/07, em 02/04/2007, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pelo estabelecimento do regulamento para concessão do Certificado de Responsabilidade Social, aplicáveis aos balanços sociais.

Para participar, as empresas apresentaram o balanço social com os investimentos realizados, o relatório social com o descritivo dos projetos e uma declaração do gestor de que a empresa ou instituição não explora mão de obra escrava ou infantil.

Relação das instituições aptas para receber o Certificado de Responsabilidade Social do Estado de Mato Grosso de 2017:

Açobett Industria Metalica e Comércio Ltda, Açofer Indústria Comércio Ltda, Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A, AMAD - Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores Várzea Grande – MT, AMAGGI Rondonópolis,  Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso, Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Áster Máquinas e Soluções Integradas Ltda Tangará da Serra, BPW Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, Caramuru Alimentos S.A Sorriso, Central Hidráulica Ltda ME, Tangará da Serra, Conservadora de Elevadores Cuiabana Ltda, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso, Data Med Ltda Medicina Diagnóstica Doyon, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Fiagril Ltda Lucas do Rio Verde, Fundação André e Lucia Maggi, Grupo Cometa Cáceres, Hospital do Câncer de Mato Grosso,  Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer, Hospital e Maternidade Santa Angela Médicos Associados Sociedade Médica Tangará da Serra, Hospital Santa Rosa, Hospital de Medicina Especializada Ltda, IAD - Instituto Assistencial de Desenvolvimento, IDELC Instituto de Desenvolvimento Social. Esporte, Lazer e Cultura, Instituto Canopus Av. Fernando Correa da Costa, Instituto Desportivo da Criança, Inviolável Tangara Ltda, IROMAT Instituto dos Rodoviários do Estado de Mato Grosso, Minerva Serviços de Contabilidade Tangara da Serra, Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, Nascentes do Xingu Participações e Administração S.A., O Boticário Matos Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda, Plastibras Indústria e Comércio Ltda, Refrigerantes Marajá S/A Várzea Grande, Rodricouros Indústria e Comercio de Couros Ltda Várzea Grande , Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, SENAC, SENAI, Senar, SESC, SESI, Sociedade Hípica Cuiabana, Suinobras Alimentos Ltda, UNIDEP - Instituto Unificado de Educação e Pesquisa de Nova Lacerda, Unimed Cuiabá, , Unimed Vale do Sepotuba de Tangara da Serra, Univida Plano de Auxilio Funeral Eireli Tangará da Serra, Usina Barralcool S/A Barra do Bugres, Usinas Itamarati S/A Fazenda Guanabara de Nova Olímpia, Vitória Régia Água Mineral Ltda de Dom Aquino e, Votorantim Cimentos S/A.

Fonte: Assessoria AMAD com informações da ALMT