Notícias

BOLÍVIA
25/09/2017

AMAD participa da 42ª Feira Internacional de Santa Cruz

Mais um ano a Associação Mato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (AMAD), em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) e o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDEC), participou da Feira Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz) e da Rodada Internacional de Negócios promovida pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz de La Sierra (Cainco), na Bolívia. O evento começou no dia 22 de setembro e foi até 01 de outubro. 

A ação visa a promoção das potencialidades econômicas, ampliação da base exportadora e a intensificação do intercâmbio comercial, turístico e cultural com os países vizinhos. Considerado o maior evento multissetorial da América Latina, a Feira proporciona alternativas de negócios entre grandes economias mundiais. “É uma grande oportunidade para o setor atacadista, já que é possível a isenção de impostos para exportação”, comentou o presidente da AMAD, João Carlos Sborchia. 

Segundo ele, a intenção da AMAD e da FIEMT é possibilitar maior comercialização dos atacadistas e distribuidores de Mato Grosso durante o evento. “Oferecemos um estande aos empresários mato-grossenses na Expocruz, justamente para facilitar o relacionamento com o mercado consumidor da Bolívia”, destacou. 

Sediada em um estande de 50m², a SEDEC ocupa o espaço com atendimento ao público, realizações de reuniões e exposições e, também, distribuição de folhetos informativos sobre o Estado, os programas voltados aos setores econômicos, os atrativos turísticos mato-grossenses e as linhas de financiamento.

O diretor-executivo da AMAD, Marcos Taveira, afirma que a participação da entidade na feira é muito importante para prospecção de novos negócios no varejo alimentar. “Nossa intenção é fazer cada vez mais missões para a Bolívia e fomentar novos negócios com os empresários atacadistas e distribuidores de Mato Grosso. Temos um mercado potencial que deve ser explorado”, garantiu.

A FEIRA

A Expocruz é um momento bastante oportuno para que empresários das mais diversas cadeias produtivas dialoguem, em um ambiente totalmente voltado para o fomento de novos negócios comerciais, onde circulam pouco mais de 1.500 expositores nacionais e 770 internacionais e movimentou mais de U$ 304,4 milhões.

“Os números revelam a força do evento. A proximidade de Mato Grosso com a Bolívia pode ser uma das vantagens na hora de fechar acordos, pois, os custos com distância e logística podem ser menos custosos. O público da Expocruz é diversificado e, por isso mesmo, vale a pena investir na participação. O nosso Estado tem amplo potencial e pode crescer em diversos segmentos, temos que atraí-los”, ressalta o secretário da SEDEC, Carlos Avalone.

Setores como o automotivo, o agroindustrial, o comercial, as micro e pequenas empresas e o imobiliário são movimentados durante o evento.

RODADA DE NEGÓCIOS

Outro destaque da Expocruz foi a 27ª Câmara de Indústria e Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), de 27 a 29 de setembro, com a sua tradicional ‘Rodada de Negócios’ que promove a interação de toda a comunidade empresarial. Durante três dias de reuniões individuais, a Cainco proporciona a oportunidade de interagir, em um mesmo lugar, com empresas provenientes de 20 países interessadas em desenvolver novos investimentos e trocar informações sobre as tendências de produtos e serviços. (Com informações da assessoria da SEDEC)
 

Fonte: Assessoria AMAD