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EXPO-ECOS
16/08/2023

Palestra, lançamento de programa social e negócios marcam o 1º dia

Com o propósito de estimular discussões construtivas para o setor de autosserviço e oferecer uma perspectiva das mais recentes tendências, inovações e soluções no âmbito do setor atacadista, distribuidor e supermercadista, teve início na terça-feira (15.08), o ExpoEcos 2023 - Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A abertura contou com a participação de vários empresários do setor, autoridades e expositores. A previsão é de que, até quinta-feira (17.08), cerca de 15 mil visitantes passem pelos mais de 70 expositores presentes na feira. Na ocasião, os organizadores homenagearam empresas de sucesso e aproveitaram para lançar o ‘Programa Assembleia Social’, parceria entre o setor e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para contribuir com a alimentação de famílias carentes no estado.

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Alessandro Morbeck, destacou que o setor emprega atualmente mais de 120 mil funcionários, contribuindo com a economia do Estado, e que mesmo no período da pandemia, o segmento conseguiu evoluir. “Nos reinventamos e cumprimos todos os protocolos exigidos na pandemia. Nesse período, foram realizados treinamentos aos colaboradores, que resultaram em melhorias”, frisou. Ele aproveitou para agradecer o apoio da Fecomércio/MT e de todas as empresas parceiras na realização do evento.

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse que o país precisa facilitar mais a vida do empresário e enfatizou a necessidade de estabelecer leis e reformas mais acessíveis, destacando a importância da Reforma Tributária.

"A Reforma Tributária tem sido discutida ao longo de mais de quatro décadas, em conjunto com outras iniciativas fundamentais que são indispensáveis para simplificar a vida dos empresários, os quais desempenham um papel crucial na criação de empregos em nosso país", ressaltou o secretário. Ele também mencionou que em Mato Grosso, os empresários têm à disposição programas que visam a facilitar o processo de estabelecimento de seus negócios no estado.

Conforme Luciano de Almeida, presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), a feira oferece não apenas a oportunidade de criar novos negócios, mas também a chance de aprimoramento profissional. Isso é viabilizado por meio de parcerias estabelecidas com instituições como o Senac e a Fecomércio, bem como com empresas colaboradoras, incluindo a Sorpan.

“Essa feira é um apoio valioso para o setor e para a população, pois além de impulsionar os negócios, também oferece benefícios mútuos. Temos aqui uma variedade de treinamentos, como nas áreas de açougue e gastronomia, que tem a intenção de melhorar a qualidade de trabalho e ampliar os ganhos”, pontuou.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT), Paulo Backes, a expectativa é de que a feira movimente mais de 35 milhões em negócios, e logo no primeiro dia, alguns expositores já indicavam o sucesso do evento, relatando o fechamento de negócios e esgotamento de estoques.

“A confiança é alta e o otimismo é justificado pela qualidade da feira e do trabalho dos participantes. Os supermercadistas e visitantes estão aproveitando as inovações trazidas pelos atacadistas e distribuidores, que investiram consideravelmente em seus estandes e merchandising. Além disso, a parte técnica da feira também é notável, com a presença de instituições que oferecem qualificação”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga-MT), Kassio Catena, a perspectiva é exceder o volume de negócios alcançado na edição anterior da feira. “Esperamos que mais de 15 mil pessoas passem pela feira e nossa expectativa é a de superar o limite de negócios que foi feito na feira anterior, que foi de R$ 35 milhões. E estamos bem animados para isso”, compartilhou.

Empreendedores de sucesso

Durante a abertura do evento, os organizadores homenagearam duas importantes empresas que há anos contribuem com o crescimento e o desenvolvimento de Mato Grosso e do país. Receberam o troféu ‘Empreendedores de sucesso’, os representantes das organizações ‘Delmoro’, estabelecida em Alta Floresta por Jocondo Del Moro e irmãos, em 1978, como ‘Casa Aurora’. Atualmente, o Grupo Delmoro conta com empresas dos ramos de varejo, atacado e distribuidor. O troféu foi entregue ao empresário Hugo Delmoro, representando o senhor Jocondo.

O Grupo Machado também foi homenageado. Criado na década de 70 pelos irmãos Irineu Martins, Joaquim Martins Neto e João Carlos Martins (in memorian), o Grupo Machado surgiu inicialmente com a ‘Casa Machado’, na cidade de Colíder, em 1975. No ano seguinte, a segunda loja foi inaugurada em Sinop. Hoje, o Grupo Machado se destaca no Estado como um dos mais notáveis empregadores da região. Os diretores do Grupo Machado Ricardo Vinicius Zocolaro e Danylo Bruchmam Martins receberam o troféu.

Lançamento ‘Programa Assembleia Social’

Em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), os organizadores da feira lançaram o Programa Alimentar, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições filantrópicas que atendem famílias carentes em todo o estado.

O presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), frisou que a iniciativa busca reduzir o desperdício de alimentos nos supermercados, fortalecer o trabalho de instituições filantrópicas que desenvolvem trabalhos com seriedade e garantir comida na mesa de quem mais precisa. "Essa parceria surgiu do próprio setor e irá beneficiar milhares de famílias que precisam de alimentos, além de evitar o grande desperdício", relatou o deputado.

O diretor da AMAD, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, explicou que o projeto surgiu da urgência de reduzir o desperdício presente nas empresas, direcionando os alimentos excedentes às entidades filantrópicas. "A Assembleia Legislativa abraçou esse projeto que é uma grande ação social que irá contribuir com muitas famílias e evitar o desperdício nas nossas empresas", partilhou o diretor.

Palestra Magna

Economista e comentarista da rádio Jovem Pan, Samy Dana, apresentou palestra dinâmica aos participantes da feira, relatando casos do cotidiano que influenciam nossas escolhas. “Nessa palestra falo um pouco da psicologia econômica, como o consumidor se comporta e, claro, tento ajudar os lojistas ou os empresários para que trabalhem melhor na arquitetura das suas escolhas”, relatou.

Além dos representantes das entidades organizadoras e parceiros, estiveram presentes na abertura do evento o líder da Região Centro-Oeste da ABAD, Renato Moreira da Silva, representando o presidente Leonardo Miguel Severini; a desembargadora da Justiça do Trabalho, Adenir Alves da Silva Carruesco; o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; o presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais, Arquimedes Junior; o presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Goiás, José Luiz Bueno; e Yuri Miranda, superintendente da Associação Sul-Matogrossense de Supermercados. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Expo-Ecos 2023