Notícias

CONVENÇÃO
10/08/2021

Abertura da ABAD 2021 tem painel político e premiações

A ABAD deu início à ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª CONVENÇÃO ANUAL DO CANAL INDIRETO, na noite de segunda-feira (09.08), reunindo importantes agentes de distribuição de todo o país e representantes das maiores indústrias fornecedoras do setor para networking, alinhamento estratégico, troca de conhecimentos e fechamento de novos negócios. O presidente da AMAD, Luciano Almeida, o vice-presidente Paulo Backes e a executiva Walquiria Martins estão participando do evento. 

Principal encontro de negócios do setor, o evento deste ano é parte das comemorações dos 40 anos da ABAD e tem como tema: “AGENTES DE DISTRIBUIÇÃO TRANSFORMANDO A REALIDADE DO SETOR: ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO”.

A Convenção não ocorreu em 2020 em razão da pandemia. Na cerimônia de abertura, que contou com a participação de parceiros, entidades e autoridades, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, comemorou a volta do evento, em formato híbrido: cerca de 400 convidados presenciais, cobrindo 40% da capacidade do Bourbon Convention Resort Atibaia, que sedia o evento, e um grande número de participantes virtuais. 

“Além de ser um marco importante na comemoração dos 40 anos da entidade, a Convenção responde aos anseios de nossos associados de encontrar novamente seus mais importantes parceiros para alinhamento de estratégias e fechamento de novos negócios”, disse o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

O presidente da ABAD aproveitou a presença da classe política para frisar a necessidade da continuidade das reformas, em especial a administrativa e a tributária. Ao destacar a evolução das pautas nacionais e setoriais que afetam o atacado distribuidor, Severini mencionou o importante trabalho desenvolvido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços – UNECS e pela Frente Parlamentar do Comércio e Serviços – FCS, presidida pelo deputado federal Efraim Filho. 

Destacou e agradeceu, ainda, o envolvimento e o alinhamento das Filiadas junto aos parlamentares de seus respectivos estados no sentido de esclarecer e obter sua adesão na defesa dos pleitos do setor. 

Finalmente, comemorou os bons resultados do setor em 2020, apesar da pandemia (o crescimento nominal de 5,2% sobre o ano anterior, com faturamento total de 287,8 bilhões de reais) e estimou para este ano um avanço de 3,5% em relação a 2020.

O secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima, que também falou na abertura do evento, abordou o custo Brasil e a necessidade de desonerar e simplificar as obrigações tributárias do setor produtivo, destacando o impacto imediato e futuro de diversas medidas que estão sendo propostas pelo governo e votadas pelo legislativo. Destacou, ainda, a importância da participação do setor privado, por meio de suas entidades representativas, junto com o Poder Executivo e o Congresso, para fazer caminhar as pautas voltadas ao aumento da produtividade e da competitividade do país.

Ainda fizeram parte da programação um painel político e a premiação dos Melhores Atacadistas e Distribuidores por Estado e Nacional, além de homenagens a personalidades que se destacaram nesses 40 anos da ABAD.

Novos serviços e atividades

O presidente da ABAD também aproveitou a cerimônia inaugural para comunicar o lançamento do novo canal digital de vendas do setor atacadista e distribuidor, o marketplace Abastecebem.com.br, em parceria com a Infracommerce.

Outra novidade é o novo formato do Banco de Dados mensal da entidade, que também será lançado em breve. Ampliado e com dados por região e por categoria, com atualização em tempo real, ele está sendo viabilizado através de parceria com a empresa Neogrid.

Foi anunciado, também, o lançamento do Comitê Jurídico da ABAD, voltado ao debate dos principais temas legais e regulatórios que afetam o setor.

Parceiros e autoridades

Prestigiaram a solenidade de abertura da ABAD 2021 ATIBAIA, entre outros, presidentes de entidades parceiras como João Galassi (ABRAS), João Carlos Oliveira (GS1 Brasil), José César da Costa (UNECS e CNDL), George Pinheiro (CACB), Paulo Eduardo Guimarães (Afrac), Virgílio Villefort (ABAAS) e José Lino Sepulcre (Fecomercio/ES), representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros; o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima (representando o ministro Paulo Guedes e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa); o secretário de Justiça de Atibaia, Luiz Benedito Roberto, representando o prefeito Emil Ono.

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, enviou um vídeo reforçando a importância do setor e parabenizando pelos 40 anos da ABAD. Um vídeo também foi enviado pelo governador João Dória.

Também estiveram presentes diversos parlamentares: o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo – FCS, deputado federal Efraim Filho (DEM/PB); a deputada federal Paula Belmonte (CIDADANIA/DF) e os deputados federais: Da Vitória (CIDADANIA/ES), Darci de Matos (PSD/SC), Gutemberg Reis (MDB/RJ) e Lucas González (NOVO/MG), que na sequência participaram do Painel Político.

Fonte: Assessorias de Imprensa ABAD e da AMAD