Notícias
Estabelecimentos aderem a projeto que valoriza atendimento de qualidade
Entidades atuantes no setor atacadista e varejista de Mato Grosso uniram-se para lançar o “Movimento Aqui se Atende Bem”, com a adesão de 43 empresas, além de mil pessoas que participaram do evento, ocorrido na última quinta-feira (15). O movimento é fruto da parceria entre a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) e Sindicato do Comércio, Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad/MT).
O objetivo desta corrente é que o público interno e externo ao estabelecimento esteja satisfeito com a forma de abordagem e atendimento ao cliente. Enquanto para o primeiro público isto se reflete em elevação de vendas, para o segundo é sinônimo de satisfação com a compra e pós compra.
O evento foi marcado pela palestra de motivação do alpinista, Rosier Alexandre, enfático ao posicionar a diferença daqueles que planejam alcançar seus sonhos em comparação àqueles que sonham e não buscam concretizá-lo. “Qual é seu Everest, sua montanha”, indagava o palestrante. Para ele, enquanto uns resumem o sucesso a uma questão de sorte, Rosier alerta a necessidade de observar a trajetória de um cidadão que chegou ao ‘cume da montanha’. “Sorte tem nome: chama-se competência, dedicação e trabalho”, apontou.
Para o presidente da Amad, João Carlos Sborchia o movimento representa a união dos segmentos para buscar o melhor para o estado de Mato Grosso. “O projeto partiu de uma ideia do Sérgio Gomes, presidente do Sincad apoiado pela Amad e ganhou força com a Asmat”, descreveu Sborchia. “Temos todo interesse que o supermercadista e varejista tenham sucesso, porque sem o sucesso deles, o atacadista padece. A crise que estamos passando nos exige subir um Everest a cada dia”, complementa ele, em analogia a palestra “Qual é seu Everest”.
Segundo o presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, a quantidade de pessoas participantes do evento chamou a atenção. “Isso demonstra o comprometimento do setor, pois queremos atender da forma que gostamos de ser atendido. Vamos mostrar à população que na loja que possui o selo, tem como prioridade o bom atendimento”, ressaltou.
De acordo com o presidente do Sincad, Sérgio José Gomes, a intenção é a expansão da campanha na capital e no interior do Estado, para que um dia possa ser modelo para o segmento no país. “O material do movimento estará fixado nas lojas e uniformes dos colaboradores das empresas participantes”, reforçou.
A crise econômica que assola o país e atinge Mato Grosso também foi um dos motivos da criação do movimento. “Nada melhor que formar esta parceria para tentar alternativas contra a crise e demonstrar ao empresário como adequar, melhorar o atendimento e a organização para que o negócio não sofra maiores consequências”, analisa o presidente da Fecomércio, Hermes Martins, apoiador do Movimento.
A Soul Propaganda foi responsável pelo desenvolvimento do o Movimento. “Não é uma campanha, porque trata-se de um movimento permanente. Realizamos pesquisas nos mercados de bairro e outros estabelecimentos do setor e chegamos a este denominador: a criação de uma causa, um movimento capaz de gerar melhoria na qualidade do atendimento, capaz de influenciar no mix de produtos ofertados pelo estabelecimento, avaliar o processo da loja, a manutenção dos produtos, seu layout”, contextualizou o publicitário Álvaro de Carvalho.
O secretário de Estado de Trabalho e assistência Social (Setas), Valdiney Arruda avaliou que esta corrente é essencial para atacar um dos principais problemas do atacado e varejo. “É preciso que a cadeia funcione bem, por isso investe-se no treinamento das pessoas. É o atendimento que gera produtividade, gera crescimento e bem estar dentro e fora da empresa. O resultado é crescimento com qualidade”.
Os interessados em participar do “Movimento Aqui se atende bem” podem buscar mais informações no site www.aquiseatendebem.com.br