Notícias

SUCESSÃO NAS EMPRESAS
07/08/2017

Profissionalização e trabalho conjunto

O palestrante Paulo Conte Vasconcellos, consultor Sênior do Cambridge Family Enterprise, trouxe para a palestra Sucessão nas Empresas Familiares, Como fazere certo? alguns conceitos para o sucesso da transmissão de poder nas empresas familiares, que são maioria no setor atacadista distribuidor.

Nessas empresas, o caminho da construção da riqueza passa pela habilidade das diferentes gerações em trabalhar juntas.

Conte propõe um modelo de três círculos: propriedade – família – empresa. Nesse modelo, aplicado às empresas familiares, é preciso entender quais são os interesses em comuns, por meio dos fóruns de família.

A profissionalização também é importante, e não significa tirar a família das decisões. Significa melhorar os padrões de gestão e estabelecer regras, o que envolve a educação e o desenvolvimento da família, a revisão da estrutura da propriedade. Não se deve misturar o ciclo econômico da família com o da empresa.

O palestrante também sugere a elaboração de documentos como protocolos da família, acordos de acionistas, estatuto social e regimento interno. O palestrante ressaltou que é importante passar a liderança quando a próxima geração estiver pronta para assumir não quando a geração atual está pronta para sair.

Fonte: Enacab 2017