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Atacadistas debatem perspectivas políticas para o setor
A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad/MT) realizaram nesta quinta-feira (10.12) o 20° Encontro Anual do setor. O evento ocorreu no centro de eventos do Hotel Holiday Inn, em Cuiabá, com número reduzido de pessoas e seguindo todas as medidas de biossegurança necessárias para o período. A edição também marcou os 20 anos da AMAD e a posse da nova diretoria da entidade – triênio 2020-2023.
Como nas edições anteriores, o encontro trouxe uma palestra com um tema relevante, dessa vez sobre as “Perspectivas das várias políticas para o setor na pós-pandemia”, com o cientista político e professor universitário João Edisom de Souza. Após, o assunto foi debatido em uma plenária com representantes do segmento e do comércio e serviços de Mato Grosso.
João Edisom apontou que há um processo de constante mudança amplamente acelerado pela pandemia. Nesse sentido, ele citou três pilares que sustentam essa teoria, ou seja, a comunicação, a política e a economia. “A comunicação move a política, a política move a economia e a economia move a sociedade, necessariamente nessa ordem”, justificou o professor, ressaltando que o conceito de comunicação não é aquilo que se fala e sim, o que o outro entende.
Ele também ressaltou que para o segmento se fortalecer ainda mais e ganhar maior representatividade nas questões político-econômicas é preciso investimento político, além de organização, planejamento e comunicação direcionada.
Em uma de suas participações no evento, o novo presidente da AMAD, Luciano de Almeida, frisou que o setor precisa de mais união para que consiga alcançar novas metas e dessa forma, continuar discutindo as questões tributárias que impactam o segmento no Estado. “Somos todos iguais, parceiros, com os mesmos problemas e só vamos conseguir resolver se nos unirmos, porque juntos somos mais fortes”, enfatizou Luciano.
Também presente no encontro, o ex-presidente da entidade, João Carlos Sborchia, reiterou a importância da organização do setor para ter suas reivindicações atendidas nas diversas esferas de poder. “Temos que nos organizar, criar a nossa base e nos fortalecer para lutar pelo segmento”, pontuou Sborchia, ao presidir a AMAD por duas gestões.
Para o presidente do Sincad-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, o setor precisa entrar em consenso para defender com mais empenho os interesses conjuntos da categoria. “Nossas lutas não são particulares, mas para defender o interesse de todo o comércio, especialmente dos atacadistas e distribuidores”, completou.
Os presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, participantes da plenária, registraram a necessidade de diálogo assertivo com o Governo Estadual nas situações que impactam no aumento da carga tributária.
A plenária foi conduzida pelo executivo Marcos Taveira e contou também com a participação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga), Kassio Catena. O deputado estadual Max Russi prestigiou o evento que teve ainda as presenças dos associados, colaboradores e membros das empresas patrocinadoras, Fecomércio, Sicredi e Grupo Luminae Energia.
Homenagens
Todos os ex-presidentes da AMAD receberam uma Moção de Agradecimento em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do fortalecimento do setor e contribuição ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso. A moção se estendeu à ex-presidente da AMAD Mulher e aos ex-secretários-executivos.