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Jovens e sucessores do setor atacadista de MT recebem treinamento
O grupo de jovens e sucessores das empresas atacadistas e distribuidores de Mato Grosso tiveram um dia intenso de treinamento, dessa vez sobre “O Poder da Ação”, com a coach Mury Dias, baseado no best seller com o mesmo nome. O evento foi no dia 15 de agosto, na sede da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), em Várzea Grande (MT), e contou com a participação de 20 pessoas.
A coach enfatizou a importância de transformar pessoas comuns em extraordinárias e trocar as dificuldades por desafios. “São jovens promissores e que precisam assumir o desafio. Para isso é fundamental trazer as ferramentas da inteligência emocional para que consigam trabalhar dentro deles qual é a meta, o foco, o propósito e o contexto que querem participar”, explicou Mury Dias.
Segundo ela, o perfil do profissional de sucesso do Século XXI é baseado em algumas palavras como: inteligência emocional, foco, boa comunicação, proatividade e autoestima. “Quanto mais trabalhar isso na cabeça desses jovens, mais assertividade eles terão nesse processo de sucessão, porque entram mais empodeirados e confiantes naquilo que realmente querem fazer. E como ele quer e vem o poder da decisão, todo o universo conspira em favor daquilo que foi decidido”, acrescentou a coach.
A líder do grupo de jovens e sucessores do estado, Mariane Gomes, 27 anos, da Distribuidora Fortaleza, se emocionou bastante durante o treinamento. Para ela, não é fácil olhar para dentro de si. “Participamos do treinamento pra isso, ou seja, ter uma mudança interior. Foi o que senti”, relata.
Já Márcio André da Silva Junior, 23 anos, da Gama Distribuidora, contou que trabalha há seis anos com o pai. “Os primeiros cinco anos nem conversávamos direito, mas a partir do momento que passei a me envolver e me interessar mais pelos negócios o relacionamento está mudando. Pretendo seguir na empresa”, completou.
Outros jovens como Isabela Gonçalves Desiderio, 20 anos, da Mika Distribuidora e João Pedro Maranho, 22 anos, da Dismarina, disseram que o treinamento é uma oportunidade para pensar no futuro e encontrar algumas respostas. “Às vezes fico desmotivada e não sou proativa o quanto deveria, então me pergunto se tenho condições de assumir a empresa dos meus pais”, confessa Isabela.
João Pedro diz que já teve uma atuação melhor na empresa, mas que no momento está morando fora para estudar. “Como estou formando agora fico pensando se devo sair para o mercado de trabalho ou seguir na empresa. Quero planejar bem o meu futuro para me tornar um bom profissional”, afirma.
Por fim, Bruno Luís da Silva Amorim, 28 anos, da Medrar, destaca que trabalha há 14 anos na empresa do pai. “Temos alguns atritos bons sobre projetos futuros para a empresa. O treinamento é muito bom porque faz pensar. Minha cabeça está cheia de sinapses”, conclui.
CONFLITO DE GERAÇÕES
O presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, presente na abertura do treinamento, disse que o maior desafio depois da formação do grupo de jovens e sucessores atacadistas e distribuidores é desenvolvê-los. “A relação entre pais e sucessores muitas vezes é conflituosa. O pai comanda um negócio há 30 ou 40 anos e os filhos estão em outra era. O que queremos é unir a nova geração à experiência dos pais no negócio, preparando-os para uma sucessão saudável. Isso só será possível com capacitação, não só dos sucessores, mas dos empresários também”, explicou.
Hoje, a maioria dos participantes do grupo já trabalha com os pais, exercendo alguma função dentro da empresa. “Queremos fazer um encontro com os pais, empresários e abrir essa discussão, porque no dia a dia é complicado. Eu sou pai, eu sou empresário, tenho meus dois filhos na empresa e às vezes, sem querer, acabo confundindo o relacionamento. É diferente de profissional para profissional, colocamos de pai para filho. Temos que estar abertos para discutir isso com os filhos e com o grupo”, finaliza Sborchia.