Notícias

JURÍDICO
13/02/2026

Mudança na escala 6 x 1 acende sinal de alerta para comércio e serviços

O debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou novo fôlego no Congresso Nacional após o avanço da proposta que trata da jornada de trabalho. O tema, tratada nas PECs 8/2025 e 40/2025, já mobiliza parlamentares, governo e representantes do setor produtivo, diante dos possíveis impactos sobre empregos, custos e organização das atividades econômicas.

Pesquisa da Nexus aponta que 73% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala 6×1 sem redução salarial. O levantamento também revela que o apoio diminui quando há possibilidade de corte nos rendimentos, evidenciando que a população deseja jornadas menores, mas sem perda de renda. No Parlamento, a discussão passou a tramitar de forma unificada após decisão da Presidência da Câmara de anexar propostas sobre o tema, e a avaliação é de que o debate deve ganhar espaço ao longo do ano legislativo.

Na FCS, o assunto também foi debatido entre deputados, senadores e lideranças do setor. Para o presidente da FCS na Câmara, deputado Domingos Sávio, mudanças no mundo do trabalho exigem cautela e responsabilidade. “É preciso considerar as diferentes realidades das atividades econômicas. O comércio e os serviços têm dinâmicas próprias, e qualquer alteração deve preservar empregos e a sustentabilidade das empresas”, afirmou. A FCS defende que o tema seja tratado com diálogo amplo, análise técnica e equilíbrio, garantindo segurança jurídica e evitando soluções padronizadas que desconsiderem as especificidades de cada setor.

Reunião-Almoço

O presidente da ABAD e da Unecs, Leonardo Miguel Severini, que esteve em Brasilia na semana passada para debater especialmente tema, ressaltou que o desafio é construir um ambiente de maior equilíbrio para o trabalhador brasileiro, especialmente em um contexto politicamente sensível. Para ele, o avanço das discussões deve considerar os impactos econômicos e sociais das propostas, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para empresas e trabalhadores.

No encontro com parlamentares em Brasilia na semana passada, que marcou a inauguração da nova sede da FCS, o PL 5552/2023, sobre o trabalho aos domingos e feriados, também esteve em debate. Ao final da reunião, a Frente Parlamentar reafirmou o compromisso de conduzir um debate técnico e amplo sobre os dois temas, ouvindo diferentes segmentos e avaliando os reflexos das mudanças propostas para o desenvolvimento do comércio, dos serviços e da economia brasileira como um todo.

Fonte: Assessoria ABAD