Notícias

A 3 meses do Natal
30/09/2017

Panetones já estão expostos

Faltando quase 3 meses para o Natal, o comércio varejista se prepara para a data, considerada a melhor do calendário lojista. Um dos setores que inicia as compras de produtos é o supermercadista, que este ano se antecipa e já expõe nas gôndolas um dos itens mais característicos deste período, os panetones. Nos supermercados da Capital é possível encontrar panetones e chocotones vendidos a preços que variam de R$ 8,90 a R$ 23,49.

Este ano, a previsão é que as compras de Natal movimentem R$ 34,3 bilhões no país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os segmentos que mais movimentam o comércio, de acordo com a entidade, são os de vestuário, hiper e supermercados. Juntos, eles respondem, em média, por 60% das vendas natalinas. A expectativa de crescimento nas vendas é de 4,3% no comércio, que teve queda de 4,9% no mesmo período do ano passado. Já o setor supermercadista se saiu um pouco melhor e atingiu crescimento de 2,23% em dezembro de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015, com expansão de 20,89% sobre novembro do mesmo ano, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Izilda Maria, gerente regional de operações do Comper, informa que embora as lojas já tenham produtos, as negociações com fornecedores ainda estão em andamento. “Os estoques atuais estão bem longe do que o Comper está preparando para o final do ano. Por esta razão, ainda não é possível falar sobre expectativa de vendas. As negociações são fechadas geralmente no fim de outubro e início de novembro, após este período a empresa prevê como serão as vendas”. Ela destaca que negociação, preço e produto determinam a previsão de vendas.

Segundo a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), as empresas de alimentos estão entregando as encomendas de panetones aos supermercados, prevendo em 2017 desempenho semelhante ao do ano passado. O presidente da Amad, João Carlos Sborchia, explica que as vendas praticamente se igualam ao mesmo volume do ano anterior, mas o que os distribuidores buscam é reduzir a perda de produtos.

Esta será a estratégia adotada pela Pandurata Alimentos, que tem 68% do mercado de panetones do Brasil se somar as 3 marcas que controla: Bauducco, Visconti e Tommy. A empresa é a maior produtora de panetones do mundo e conforme o supervisor de Vendas de Mato Grosso, Rondônia e Acre, Flávio Viana, a estratégia de crescimento para as vendas de Natal será em cima da diminuição de sobra no ponto de venda. “Se conseguirmos diminuir 5% de perda, aumentamos 5% no faturamento”.

Fonte: Jornal A Gazeta - 30.09.2017